Se você está se sentindo constantemente cansado, estressado com suas rotinas ou desanimado só de pensar na quantidade de tarefas que tem para fazer, não se desespere. Isso é uma questão de game design, ou melhor, de Life Game Design.  Seu jogo da vida está mal projetado e/ou desbalanceado.

Desenvolvi ao longo dos últimos anos, uma estratégia que, de forma leve, foi moldando minha vida, transformando-a numa experiência muito mais prazerosa e, ao mesmo tempo, mais produtiva. São 5 passos simples de fazer e que podem lhe ajudar, senão resolvendo seu problema, ao menos, servindo de ponto de partida para que você possa adaptar e fazer funcionar para você também.

No Life Game Design, nós focamos na (re)organização e (re)balanceamento dos desafios da vida, com foco na experiência do desafiado e, assim, os resultados vêm como consequência. Portanto, ao estudar os passos a seguir, tenha sempre em mente essas três palavras-chave: organização, balanceamento (equilíbrio) e experiência.

1. Faça uma lista contendo tudo

Faça uma lista de todas as tarefas que você já tem certeza que precisa fazer. Gaste um tempo nisso, pois essa lista deve levar em consideração todas áreas da sua vida. E não se espante com o número de itens. A minha estava com 58 itens na primeira vez que contei, mas já cheguei próximo aos 78, hoje está com 46. No início pode ser difícil e você não sabe bem o que listar, mas com a prática você irá melhorando. 

Importante: sempre que você lembrar de uma nova tarefa no meio do dia, anote-a como mais um item mas, na medida do possível, não se desvie das metas do dia.

A palavra-chave aqui é organização.

2. Defina as metas do dia seguinte

Considerando urgência e importância das tarefas listadas, defina quais delas você cumprirá no dia seguinte. Tente balancear o seu dia, variando entre tarefas chatas e tarefas prazerosas. Balanceie também a dificuldade do dia como um todo, não coloque tarefas demais nem de menos. Ele não deve parecer difícil demais, nem fácil demais. Palavra-chave: equilíbrio.

3. Lide com os imprevistos

Caso surja um imprevisto – eles surgirão mais frequentemente do que você espera – e você precise se desviar do planejado, não tem problema. Após resolvido o imprevisto, olhe novamente para as metas. E se não houver mais tempo para cumpri-las no dia, não se estresse. Reorganize o restante do dia, abortando alguma(s) tarefa(s). Se por um lado você não cumpriu o planejado, em compensação você resolveu um imprevisto que tinha prioridade maior. Logo você jogou bem. A palavra-chave é experiência.

4. Tenha atenção aos feedbacks

Preste atenção ao seu ânimo e energia ao longo e ao final do dia que você projetou. Essa auto-percepção é muito importante para o processo de correção. Não espere resultados milagrosos e imediatos, você está em um processo de adaptação e talvez os benefícios não sejam tão perceptíveis assim logo de cara, mas ainda assim, não diminua seus avanços. Palavra-chave: percepção.

5. Faça ajustes diários

Ao fim do dia, dependendo dos feedbacks, projete o dia seguinte com outro formato. Dentro do possível, dilua tarefas chatas e demoradas em mini tarefas diárias. Cada dia é uma partida diferente e você pode ir refinando, a partir das experiências diárias, a forma como distribui os desafios, tornando seus dias cada vez mais adequados, agradáveis e produtivos para você. Palavra-chave: refinamento.

Siga os passos com perseverança, tente captar sua essência e adaptá-los ao seu modo de ser para que tornem um hábito. Com o passar dos dias, você vai ver que há tempo para fazer tudo que precisa ser feito e ainda aproveitar o caminho.

Para mais dicas sobre Life Game Design e ser avisado sempre que um novo artigo for publicado, acompanhe nosso Instagram: @leandrocosta.blog. Até lá!

Leandro Costa

Author Leandro Costa

More posts by Leandro Costa

Leave a Reply